sábado, 2 de julho de 2011

Pluviômetro de garrafa pet - como fazer e usar


O que é? Pluviômetro é um instrumento que serve para medir a chuva. Seu nome vem de pluvia, que em latim, quer dizer chuva. Poderia se chamar “chuvômetro”...
Saber quanto choveu é muito importante – para tomar as providências necessárias, tanto quanto a excessos ou faltas. Exemplos: ajustes da irrigação ou previsão da colheita na lavoura, possibilidade de deslizamento de terras, etc.. Seu uso correto pode salvar vidas!!

Como fazer um pluviômetro? Pegue uma garrafa pet vazia, que seja reta, sem curvas – quanto maior ela for, melhor. Corte a parte inferior de forma que fique no mínimo aproximadamente 10 cm de altura para a água. Encha o fundo com um ‘mingau’ de cimento e areia (proporção 1:3) e deixe imóvel por um dia – em um local bem plano. Cole na lateral um pedaço de régua comum, graduada em milímetros, ajustando bem o zero com o nível da massa de cimento. Está pronto seu pluviômetro.


Como usar o pluviômetro? Coloque o pluviômetro em um local plano, que receba a chuva de forma mais natural possível, sem interferências que possam aumentar ou diminuir a quantidade coletada. Observe a quantidade de chuva acumulada no pluviômetro e anote – dia e hora, e os mm.
Importante: após cada medição, esvazie o pluviômetro.
Como usar os valores medidos? Sempre que puder, passe os valores lidos para a Defesa Civil – para ela essa informação é muito valiosa. Na nossa região, um total de 80 mm de chuva, dentro de um período de 72 horas (3 dias) é um valor crítico. Exemplo: se já choveu 70 mm nas últimas 30 horas, e a previsão para as próximas 24 horas for de 20 mm, o total previsto é 90 mm  sinal de risco à vista! Na dúvida, ligue 199 – a Defesa Civil estará na linha, pronta para lhe orientar, a qualquer hora, 24 horas por dia!

Se puder faça um caderninho: “DADOS PLUVIOMÉTRICOS” – Local: endereço onde está o pluviômetro – Resp.: seu nome.
Observação: Precedendo qualquer ação, o mais importante é a informação – no caso, saber quanto realmente choveu. Lembre-se que é uma informação muito importante – uma coisa muito séria! *
Se necessário, um pluviômetro improvisado também pode funcionar muito bem.  Só precisa ter paredes verticais:

Importante: para evitar a dengue, sempre seque bem o pluviômetro após cada medição - e, se por algum motivo, ele ficar sem uso e com água por mais de 2 dias, lave-o com água e sabão.

* Se você fizer o 'caderninho' sugerido, e o preencher regularmente, ele poderá ser um material 'valioso' (p/ estudos, projetos, decisões). Nunca o jogue fora - se desejar, ligue p/ a Defesa Civil que iremos buscar na sua casa.

Dúvidas, Comentários, Sugestões, Críticas, Informação, Colaboração:

Marcadores: , , , , , , ,

12 Comentários:

Às 7 de julho de 2011 15:27 , Anonymous Anônimo disse...

Boa tarde.Ñão identificamos o nudec pq sao bernardo.Um abraço tchenco e Sidnei...

 
Às 30 de novembro de 2011 18:14 , Anonymous Anônimo disse...

BOA TARDE
NA ESQUINA DA RUA CANDIDO PORTINARI COM RUA SACRAMENTO A CALÇADA ESTÁ CEDENDO POR CONTA QUE UM CAMINHÃO DO LIXO PASSOU EM CIMA.EXISTE UMA GALERIA EMBAIXO E A CALÇADA ESTA AFUNDANDO,AS CRIANÇAS DA ESCOLA KAZUE E OS PEDESTRES ESTÃO EM PERIGO DE CAIR NA GALERIA JUNTO COM A CALÇADA.
AGUARDO URGENTE
OBRIGADO
MOISÉS BERNARDES
011 97883315.

 
Às 27 de março de 2012 09:25 , Anonymous Anônimo disse...

Mas tipo, a garrafa tem que ter quantos cm?

 
Às 27 de março de 2012 09:26 , Anonymous Anônimo disse...

é preciso colocar o cimento com areia no pluviômetro?

 
Às 27 de março de 2012 09:26 , Anonymous Anônimo disse...

A régua fica dentro ou fora da garrafa?

 
Às 27 de março de 2012 19:14 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

A garrafa só precisa ser reta, como um tubo, sem curvas. E quanto maior, melhor. Usando de 2 litros ou mais, está ótimo.
(os cm, o diâmetro, só fazem diferença na precisão, mas é uma diferença mínima, sem importância p/ nossa finalidade. Se fossem relógios, por exemplo, uma garrafa de 2L adiantaria 5 segundos / mês e uma de 3L adiantaria só 4...)

 
Às 27 de março de 2012 19:20 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Só se deve usar a parte reta da garrafa. Por isso o fundo precisa ser preenchido, e nivelado, com algum material - que não absorva água. A massa de areia e cimento absorve muito pouca água e serve bem p/ isso. E ajuda a dar peso à garrafa, evitando que ela "voe" com o vento...

 
Às 27 de março de 2012 19:35 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Geralmente deixa-se do lado de fora - mais p/ facilitar a limpeza, etc. Mas, é indiferente, não faz diferença importante para a medição - a não ser que você use uma régua muito volumosa, como por exemplo a "régua-metro de balcão"; nesse caso, deixe do lado de fora.

 
Às 19 de junho de 2012 17:47 , Blogger paulo disse...

não sei medir a quantidade de chuva que caiu coloquei ele de manha e já esta quase noite esta um pouco cheio como eu vejo quantos milímetros choveu

 
Às 20 de junho de 2012 14:15 , Anonymous Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Olá Paulo. Você só precisa medir a altura de água que ficou acumulada dentro do pluviômetro. Por exemplo, na 1ª figura acima, deste artigo, a medida de quanto choveu é de aproximadamente 31mm (ou 3,1cm).

 
Às 8 de outubro de 2012 14:22 , Anonymous Anonimo disse...

Pode fazer com garrafa pet, eu pensava que era só com garrafas de fundo chato

 
Às 14 de novembro de 2013 15:09 , Anonymous Anônimo disse...

só colocar cimento

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial