Obras irregulares no vizinho? o que fazer?

seu vizinho está construindo?
recebendo operários, materiais, etc.. retirando terra, entulho, etc.?
você não sabe se a obra é segura, irregular, clandestina?
o que fazer?


Você sabia que...? ...usar cimento com prazo de validade vencido pode fazer uma obra cair! ...30 caixas de piso cerâmico podem pesar a mesma coisa que um carro! ...uma laje de beiral feita sem ferros no lado de cima, com certeza vai trincar – ou cair! ...cortar uma viga ou uma parede de alvenaria estrutural pode derrubar um prédio! ...um aterro, para ter estabilidade e suportar peso, precisa ser feito com terra limpa, compactada em camadas, com umidade adequada! ...escavar um terreno pode provocar vazamentos em tubulações enterradas próximas! ...é necessário experiência, conhecimento – e autorizações – para construir, demolir, fazer terraplenagem, reparos estruturais!


seu vizinho está construindo?
recebendo operários, materiais, etc.. retirando terra, entulho, etc.?

o que fazer?


Se algum acidente, desabamento, etc., já ocorreu, ou está em risco iminente de ocorrer, chame a Defesa Civil, ou os Bombeiros, ou o SAMU...!

Se a situação ainda está no início, ainda sem problemas, o ideal é você verificar, se informar, ver se tem uma “placa de obra”, conversar com ele, o seu vizinho, ou com o responsável da obra, ou com o síndico...
Se isso não for possível ou viável, você pode – deve – recorrer à Prefeitura, ou ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). O CREA-SP tem até um formulário próprio, onde é possível inclusive solicitar a vistoria como anônimo.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo tem um serviço, entre outros, específico para esse caso: “VERIFICAÇÃO SOBRE REGULARIDADE DE OBRAS EM EXECUÇÃO EM PROPRIEDADE PARTICULAR”. Veja como solicitá-lo clicando em “Fiscalização”, no tópico “Obras Particulares”, da página “Serviços” do site da PMSBC.
Dúvidas, Comentários, Sugestões, Críticas, Informação, Colaboração:

90 comentários:

Anônimo disse...

ola ,então tem um vizinho meu que não tem encanamento na casa dele e joga tudo pro meu murro e vaza tudo alaga meu quintal já reclamei e não adianta tem crianças e nen pode brincar no quintal por causa deste vazamento enorme no quintal porq alaga tudo gostaria q alguém me ajudasse nisso já faz 6 anos q reclamo e nada,.....aguardo

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos proceder conforme indicado na matéria "Questões de Direitos de Vizinhança - e o que fazer" (veja no índice).

Jonas Alves disse...

Bom dia amigos, meu vizinho tem uma oficina clandestina, tudo irregular, o que eu faço, tenho crianças pequenas em casa, ele usa produtos fortes e outras coisas a mais?

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Recomendamos proceder conforme indicado na matéria "Defesa Civil - quando e como chamar" (veja no Índice).

Anônimo disse...

Sou do Rio grande do sul,meu vizinho esta construindo na beira do rio guaiba sem quaisquer fiscalização,esta quebrando paredes e tudo mais,sem falar que a já tem muitas rachaduras nas paredes estou muito preocupada o que posso fazer para evitar algo pior,esta na margem de um Rio onde quando chove alaga tudo,e pior ainda ele constrói para alugar...

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Recomendamos contatar a Prefeitura do seu Município.

Anônimo disse...

Estão construindo um posto de gasolina em um terreno abaixo da minha casa, ali haviam casas antigas as quais foram demolidas, agora o escavadeira está escavando próximo as nossas casas e qdo ela faz isso sentimos tremores nas paredes,..e nos muros..o que devemos fazer para que a defesa civil venha averiguar a segurança dessas escavações para nossas casas? Esse terreno fica na rua dos Vianas altura do num 1400 em SBCampo

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

É normal sentir alguma vibração nas proximidades de uma obra - dentro de 'limites'. O importante é verificar aspectos como os citados na matéria acima: tem placa na obra, c/ indicação de resp. técnico, etc.? Se necessário, havendo risco ou na dúvida, nos ligue - no 199.

Leandro Martinez disse...

Boa tarde.
Sou de São Paulo mas atualmente moro em Florianópolis no Bairro Ingleses.
De frente com minha casa está sendo construído um prédio aprovado pela prefeitura com o total de 6 apartamentos, porém, está sendo construído com o total de 12 apartamentos! Fizemos a denuncia, veio o fiscal, recebeu uma propina e está tudo certo! A quem devemos recorrer? Obrigado!

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Uma das possibilidades é a Promotoria de Justiça da sua cidade / região. Consulte no Ministério Público do seu Estado

Anônimo disse...

meu vizinho estar construindo um casa praticamente dentro de um rio pondo em risco ele e causar enchente o que fazer tudo irregular

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos proceder conforme indicado na matéria acima.

Anônimo disse...

minha irmã tem uma casa no morro, e aconteceu que o vizinho da rua debaixo escavou um muro enorme colocando assim a casa dela em risco, e agora com as muitas chuvas no ES a casa dela foi condenada e ela não tem onde morar. O que fazer? Como eles são responsáveis pelo estrago, eles tem que dar ela uma nova casa?

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Veja a matéria "Meu imóvel foi, ou pode ser, interditado pela Defesa Civil – o que fazer?"

Anônimo disse...

ola gostaria fazer uma denuncia no sucom de salvador pela internet mais não sei como alguem poderia me ajudar

Anônimo disse...

Olá um grupo de pessoas estão construindo barracos na beira do rio localizados na av. lauro gomes na divisa de Santo Andre com São Bernardo devido a novos cadastramentos para ganhar apartamento desse final de semana (4 e 5 de janeiro) construirão um barraco em horas e vão construir mais, colocando suas vidas em ricos por que o rio pode encher como já aconteceu.

SYBER disse...

BOM DIA SOMOS DE SÃO PAULO, GOSTARÍAMOS DE AJUDA URGENTE.

SÃO UMA FAMÍLIA DE PEDREIROS, (METIDOS A ENGENHEIROS) QUE DIVIDIRÃO UM TERENO JÁ DE FORMA IRREGULAR, CUJO JÁ EXISTE UM SOBRADO CONSTRUÍDO, PARA FAZER UM OUTRO SOBRADO.
TENDO COMO DENUNCIA O BARULHO A SUJEIRA A FALTA DE RESPEITO COM OS VIZINHO E MORADORES, SEM UM PINGO DE ÉTICA.
CUJO OBRA NÃO CONSTA NEUMA DOCUMENTAÇÃO OU AVARA DE CONSTRUÇÃO.
E O MAS IMPORTANTE SEM UM ACOMPANHAMENTO DE UM ARQUITETO OU ENGENHEIRO.

TENDO VIZINHOS QUE JÁ RECLAMARÃO E NADA ADIANTOU.

TENDO EM TESE QUE É UMA OBRA IRREGULAR, E TRAZENDO UM GRANDE PERIGO PARA OS MORADORES DA RUA EM SI, VENHO FORMALIZAR ESTA DENUNCIA PARA O BEM MAIOR DA RUA DOS MORADORES E DO BAIRRO.

NOS OS MORADORES DA RUA SOLICITAMOS A PRESENÇA DE UM ÓRGÃO COMPETENTE PARA FAZER A AVALIAÇÃO DESTA OBRA IRREGULAR.

GRATOS DESDE-JÁ MORADORES DO BAIRRO.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos contatar a Prefeitura do seu município. A de São Paulo pode ser acessada pelo fone 156.

Anônimo disse...

BOM DIA,MEU VIZINHO ESTÁ CONSTRUINDO UM MURO SOBRE UM PASSEIO PÚBLICO,COMO POSSO DENUNCIAR?

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos proceder conforme indicado no texto desta matéria (Obras Irregulares no Vizinho...).

Anônimo disse...

Tem um vizinho do lado de casa que ta construindo e ta caindo pedaços de pedras . Tijolos. Blocos em pequenas partes e algumas ate grandes. Assim o risco de cair na cabeça de alguen. Em casa tem dois bebes .3 meses e a outra 5 meses. Ja conversei com eles e eles nadas . Tenhu muito mero de algo perigoso acontecer. Pode me ajuda oq posso fazer ?

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Proceda conforme matéria acima e, para atendimento pela Defesa Civil, necessitamos mais informações: endereço, etc.; ligue no 199.

Anônimo disse...

Olá minha vizinha construiu a pouco tempo um primeiro andar na casa dela, a aparência da laje esta horrível tenho medo de desabar e destruir minha casa, o que eu devo fazer?

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Recomendamos ligar no 199.

Anônimo disse...

meu visinho esta construindo varios muros de arrimo para fazer casas para ele vender em um terreno acidentado com blocos deitados e vazios e com terra misturada na massa isso é correto? essa construção fica na rua engenheiro reginaldo arcuri do lado do numero 333 encosta do sol juiz de fora mg

Julio Gizzi disse...

Moro em Sbc em uma rua sem saida, tenho um vizinho que tem um portão social lateral frente ao meu portão, inclusive a calçada pega metade da frente da minha casa, ou seja, tenho que deixar o carro em cima da calçada e o vizinho acha que a calçada é dele, como faço para resolver isto?

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos proceder conforme indicado na matéria "Defesa Civil - quando e como chamar" (veja no Índice).

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos proceder conforme indicado na matéria "Defesa Civil - quando e como chamar" (veja no Índice).

Anônimo disse...

oi eu comprei uma casa hã 4 anos e do lado da minha casa uma vizinha tinha só o 1 andar em seguida ela fez o 2 e depois a cobertura só que aberta para o lado da minha casa que fica parede colada com a dela o 2 andar dela com o 1 andar da minha quando ela liga o som nao tem hora para acabar e dia e noite nao consigo nem atender o telefone eu já solicitei a sucom e até agora nada meu telefone é 71 8803 2262 fica na rua caxundé numero 11 boca do rio salvador

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Recomendamos contatar a Prefeitura do seu Município.

Anônimo disse...

Ola,

tenho um vizinho que construiu sua casa em cima de uma rocha, obs.: ele explodiu parte da rocha para que conseguisse fazer a casa, que fica em meio a mata atlântica, essa pedra e enorme. qual e-mail que devo mandar a denuncia?

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Recomendamos proceder conforme indicado na matéria acima (Obras Irregulares no Vizinho - O que fazer).

Anônimo disse...

Na rua 6 Benedito Justino Bairro NS de Lurdes em Manhumirim MG .Tem uns bueiros entupido colocando casas em perigo ,devido a água acumulada e em filtrando debaixo e dendro das casas.fomos na prefeitura varias vezes eles olha mende mas não faz nada. o que fazer?

Equipe da Defesa Civil de SBC disse...

Recomendamos contatar a Defesa Civil do seu município ou estado.

Anônimo disse...

meu vizinho fez uma escada mais ele usou a coluna da minha casa pra apoiar, sua escada ja q não tinha coluna no meio e tinha risco de quebrar, pedi pra ele retirar e fazer por baixo da escada, ele falou q não irá tirar o qeu devo fazer,obs o iptu dele esta atrasado em dois anos,

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos proceder conforme indicado na matéria "Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer" (veja no Índice).

Anônimo disse...

Olá, boa noite. Sou morador de são Bernardo do campo, jardim palermo e constatei que meu vizinho usa minha parede como parede da casa dele! O que faço para resolver o problema?

Anônimo disse...

Meu vizinho construí uma casa no segunda andar em cima do beiral, a risco de desabar

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Para Informações gerais pertinentes à Prefeitura e solicitação de serviços referentes à fiscalização e manutenção da cidade, sugerimos ligar para o Serviço de TELEATENDIMENTO, no fone 0800 770 8156.

Felipe disse...

Boa Tarde.

Moro em Guarulhos - SP

Preciso de uma ajuda dos Srs.

Do lado do meu imóvel tem um terreno, o mesmo foi vendido e o atual proprietário retiro toda a terra que tinha no terreno, deixando o mesmo nivelado. Só que nesse procedimento deixou meu muro lateral com risco de cair, pois devido ás chuvas o mesmo está sedendo. Fui conversa amigavelmente com ele, mas o mesmo disse que não vai fazer o muro de arrimo, pois vai começar a construir em fevereiro e quando começar a construir vai precisar derrubar o muro de arrimo caso tenha feito. Minha dúvida é a seguinte: Não posso ficar com o risco de o muro cair por responsabilidade dele até o mesmo começar a construir a quem devo recorrer?

Grato pela atenção.

Priscila Souza disse...

Boa noite, o meu vizinho está reformando a casa dele mais só faz isso no horário da noite vai até umas 23:30 como posso proceder?

Anônimo disse...

Urgente Obra irregular e ainda interditada, mas o Francisco de carvalho continua mexendo. Rua Paulo carvalho n110 ipe 1 Moreira César de pindamonhangaba

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos contatar a Defesa Civil do seu município.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sra. Priscila,

Para solicitação de serviços públicos, referentes à fiscalização e manutenção da cidade e informações gerais pertinentes à Prefeitura de São Bernardo do Campo, sugerimos ligar para o Serviço de TELEATENDIMENTO, no fone 0800 770 8156.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Anônimo,

Recomendamos contatar a Defesa Civil de Pindamonhangaba.

Anônimo disse...

Comprei uma casa velha no documento tô a casa tem mas de 70 anos e tem uma parte que entra pra casa do vizinho só que eles nunca reclamação quem tem direito.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer (veja no Índice)

Anônimo disse...

OI ESTOU EM DUVIDA MEU VIZINHO COSTRUIU O MURO QUE DIVIDE NOSSOS LOTE 7CM DENTRO DO MEU LOTE,CONBINAMOS DE CADA UM PAGA METADE PARA O PEDREIRO MAIS FEZ O MURRO DENTRO DO MEU O QUE POSSO FAZER

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem cono fazer denuncia anonima? Preciso urgente da defesa civil aqui...me ajuda!

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos proceder conforme instruções contidas na matéria "Quando e Como Chamar a Defesa Civil" (veja no Índice).

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer (veja no Índice)

Roberto disse...

Meu vizinho ta fazendo uma casa em cima e a laje ta passando até o meio da calçado pode isso que ele tá fazendo

Unknown disse...

Olá Srs.
Moro em uma passagem estreita no Pará, minha vizinha da frente está construindo e fez o alicerce mais pra frente tomando um pouco da rua. Como proceder?

Obrigado!

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sr. Roberto,

Para solicitação de serviços públicos, referentes à fiscalização e manutenção da cidade e informações gerais pertinentes à Prefeitura de São Bernardo do Campo, sugerimos ligar para o Serviço de TELEATENDIMENTO, no fone 0800 770 8156.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos contatar a Defesa Civil do seu município ou de seu Estado (Pará).

Anônimo disse...

meu vizinho ta construindo uma lage com apenas dois pilar de concreto segurando e ainda é encostado no muro ele cortou o telhado para poder fazer o pilar e assim ta alagando tudo o quarto já estragou moveis fui conversar com ele e de nada adiantou oque fazer???

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer (veja no Índice)

Luiz Gonzaga Machado disse...

minha vizinha está construindo o segundo andar de sua casa e agora a casa deu uma pequena inclinada para o meu lado e está encostada na ponta de uma viga minha ja até amassou a viga, já falei com ela pra parar a obra e esperar a pericia do iml que pedi mas ela disse que não vai esperar e vai jogar a segunda laje mesmo assim, tô com medo de prejudicar minha obra, que já começou a apresentar diferença no fechamento das portas. quem devo procurar?

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Para solicitação de serviços públicos, fiscalização, manutenção da cidade e informações gerais pertinentes à Prefeitura de São Bernardo do Campo, sugerimos ligar para o Serviço de TELEATENDIMENTO, no fone 0800 770 8156.

Anônimo disse...

Boa noite aonde eu moro tem terrenos vazios e o povo está invadindo já veio polícia GCM defesa civil tirou mas agora estão construindo os barracos tudo de novo o que eu faço ???

Anônimo disse...

Meu vizinho fez uma calha na casa dele e deixou uma parte aberta de aproximadamente 30 cm em uma altura de 3 metros. para correr a água da chuva, justamente na minha parede da sala,porque minha casa é mais baixa. fica minando água o dia todo,para ele não problema porque é a área aberta da piscina. Esta minha casa é alugada e tem uma criança.
Já tentei conversar com ele e nada.
Quais providências posso tomar? Também posso fechar este vão onde está infiltrando a chuva? Há mais de 3 anos e minha casa alugada está toda mofada. E a parede toda molhada.
24/03/2016
ivajardins@ig.com.br


Unknown disse...

Bom dia meu vizinho tá colocando material de trabalho dele como Madeira pia e outras coisas dele no meu terreno já reclamei ele não quer tirar o que faço ?

ricardo andrade disse...

Bom Dia
tenho uma vizinha que construí um terraço usando o muro de divisa,com isso perdi minha privacidade pois toda vez que alguem esta no terraço sou vista dentro da minha cozinha,na minha piscina,para completar ela alugou o terraço para uns senhores que vivem olhando pra minha casa o que fazer?sou do Rio de Janero

Welington José disse...

Moro em um apartamento(estilo sobrado) do plano "Minha casa, minha vida" e a vizinha que mora em cima da minha casa, quer aumentar a casa dela para frente(espaço destinado á uma garagem comunitária para as 4 famílias que residem nesse terreno), eu não concordo com a obra, mas ela já está até planejando tudo para construir, eu não sei da posição dos outros moradores. O que devo fazer? Como proceder nesse caso, que a construção ainda não começou?

Unknown disse...

o visinho da rua esta fazendo obra e a por onde escorre a água esta tomado por cimento da rua toda oque eu faço com esses pedreiros porcos??

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo: Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer (veja no Índice)

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Unknown:

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo: Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer (veja no Índice)

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sr. Ricardo:

Recomendamos contatar a Prefeitura do seu município

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...


Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo: Evidências ou Indícios de Riscos Construtivos no Condomínio – o que fazer (veja no Índice)

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Umknown:

Recomendamos contatar a Prefeitura do seu município.

Mauro Nogueira disse...

Estou fazendo uma casa os porte de luz passa dentro do terreno e vai ficar colado na minha parede e eu afastei ums 20 da minha parrede está bom

Eder Silva Ferreira disse...

Boa tarde!

O meu vizinho está construindo, porém o barro do corredor externo dele está sustentando um muro da minha casa. O que devo fazer? de Quem é a responsabilidade de construir o muro?.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Verifique o artigo sobre "Direito de Vizinhança", neste blog, grato

Alan disse...

CEP:
09820220
Pesquisa

Endereço:
Rua São Geraldo


Número:
330
Compl.:
em construção


Bairro:
Demarchi


Cidade:
São Bernardo do Campo
Estado:
SP




DADOS DA OBRA/SERVIÇO:

Ramo da atividade da obra/serviço:

Natureza da obra/serviço:

Outra Natureza:
* Somente Natureza = OUTRA

Fase da obra/serviço:


Denúncia:

funcionários do prédio trabalhando sem proteção de segurança nenhuma, prédio sem proteção de rede. para evitar danos em terceiros, caindo pedra e reboco na rua e em autos, exijo uma fiscalização com urgência!

Anônimo disse...

Olá,meu vizinho tem uma casa que é construída em cima do muro que divide nossas casas e agora está construindo mais em cima, o que eu quero saber é se há risco de cair ja que o muro está com rachaduras.

Anônimo disse...

Minha vizinha vai construir um novo andar, porém usamos a mesma parede, que todos nós sabemos que não resistirá ao peso da construção e vaio desabar. Como proceder? Posso fazer uma ocorrência na delegacia, para que ela seja punida pelos danos?

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos contatar a Prefeitura do seu município, solicitando fiscalização na obra.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos contatar a Prefeitura do seu município, solicitando fiscalização na obra.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sr. Alan,

Para solicitação de serviços públicos, fiscalização,manutenção da cidade e informações gerais pertinentes à Prefeitura de São Bernardo do Campo, sugerimos ligar para o Serviço de TELEATENDIMENTO, no fone 0800 770 8156.

Priscilla Marchete disse...

Olá. Comprei um apartamento financiado pela caixa, através da Tenda. Já tem quatro anos. Há dois meses,chegaram novos vizinhos ao lado e desde então escuto conversas sem nem precisar encostar na parede. Qualquer que seja o barulho. Enfim, gostaria de saber se essa obra pode ter sido feita fora das regras e caso negativo, o que posso fazer pra acabar com esse incômodo inconveniente. Obs. O imóvel ainda está no prazo de garantia.

Islaine Morais disse...

Olá. Minha vizinha contruiu a casa dela na minha parede, porém a minha casa esta cheia de rachaduras e trincas e está arriscado a desmoronar a laje da frente. A casa dela não possui planta. Oque Possi fazer em relação a isso?

Jéssica disse...

olá, boa tarde. A vizinha construiu a escada de seu beco, colada na nossa parede, e isso tem gerado uma série de transtornos, já estragou móveis e parece esta toda mofada em baixo, e ele se negam a resolver, e se quer reconhecem o problema. Como devo proceder? Desde já grata

Suelen Rodrigues disse...

Olá, bom dia, moro na minha casa fazem 7 anos, e o meu lote é acidentado, no ano passado a minha vizinha do lote de baixo fez um corte de terra reto de 10 metros de altura e não fez nenhum tipo de contenção no terreno, chamei a defesa Civil da minha cidade, mas nenhuma providência foi tomada, o corte foi feito por uma empresa para fins comerciais, já que o terreno é composto de minério,sei q minha vizinha assinou um termo de responsabilidade na prefeitura pelo corte, gostaria de saber o que posso fazer, pois tenho muito medo do barranco ceder, queria saber se ela é obrigada a fazer o arrimo, e como posso fazer para q ela o faça.Desde já agradeço e aguardo resposta...

Defesa Civil de São Bernardo do Campo disse...

Bom dia Suelen, casos que tem relação com talude de corte, costuma ser um pouco complicado, sugiro que entre em contato com a defesa civil de seu município, pelo fone 199, com mais detalhes, Tipo se havia engenheiro responsável pela obra, se foi feita alguma solicitação de vistoria no local (protocolo), qual o proposito da obra, etc..., com estas informações conseguir uma solução para seu problema, grato

Cinthya Souza disse...

Ola meu vizinho mora em cima da minha casa e tem uma infriutasao de agua do banheiro dele pro meu e ta passando pra minha cozinha sempre falo com ele pra a arruma e não arruma o qui posso faze?

Priscilla Marchete disse...

Falar com o Sindico ou entrar com uma ordem judicial.

Unknown disse...

Meu vizinho construiu um novo andar para fazer area de lazer, contudo abriu janelas laterais que tiraram toda a privacidade da lateral da minha casa, pois la estao as janelas dos quartos os quais sao vistos desse andar. A distancia dessa janela construida ate o muro da divisão é de 1m20cm. Li no codigo da vizinhança e entendi que tem que ter 1m50cm. É isso mesmo que entendi? Caso tiver menos o proprietario deve colocar basculante e vidros foscos? Gostaria de ter certeza. Moro em sbc. Bairro Assunçao

Janaina Santos disse...

Olá boa noite sei q a matéria eh sobre obras de vizinhos mas preciso de um informação minha casa foi construída de frente com uma escola do município,até aí tudo bem mas a prefeitura construiu uma quadra na escola q como n eh coberta nem tem segurança o pessoal da redonda vem pra usar só q a quadra foi feita com um tela ao redor sem cobertura e praticamente todas as bolas batem aqui em casa já quebrou várias telhas já amassou meu portao n sei o q fazer por favor a qm devo procurar pra tentar resolver isso pois n aguento mas ...

Anônimo disse...

Existe uma construção irregular já com dois pavimentos por assim ter que dizer todo trincado que já foi feito vistoria pela defesta civil e que o militante que a ocupa está erguendo mais paredes que não vai suportar goptaria que especionasse e rmbargasse pois lá moram pessoas menores e adulto que correm perigo de vida.o endereço e rua Antônio Marques no 95 jardim divinolinda Guarulhos São Paulo.

Defesa Civil de São Bernardo do Campo disse...

Agradecemos seu contato e recomendamos entrar em contato com a DEFESA CIVIL de seu município, para maiores esclarecimentos a respeito. Obrigado

Sothonprint

Blog Desenvolvido Por SothonPrint Identidade Visual