Riscos Construtivos – causas das causas principais, e o que fazer


Risco Construtivo é todo risco de dano, à vida, ao patrimônio ou ao meio ambiente, decorrente de anormalidades ou irregularidades, funcionais ou de estabilidade, em edificação ou obra de arte (pontes, viadutos, etc.), existente ou em execução, na sua área física de abrangência.

São duas as causas das causas principais dos riscos construtivos:
  • conhecimentos insuficientes – o mercado está cheio de profissionais “deixa-comigo” – e de consumidores que neles acreditam. Muitas vezes o próprio consumidor é um “deixa-comigo”!
  • recursos insuficientes – escassez de dinheiro e escassez de tempo são os principais, especialmente para as necessidades de manutenção corretiva, imprevista.


O que fazer
  • Para o problema “conhecimentos insuficientes”, a solução é uma só: compreender que contratar um profissional da construção competente, experiente e habilitado é tão importante quanto contratar um profissional da área de saúde competente, experiente e habilitado. Compreender que Riscos Construtivos podem equivaler a riscos de saúde e de vida – às vezes, de várias vidas!
  • Para o problema “recursos insuficientes”, a solução é “previdência”. Ao se tornar proprietário ou responsável por um imóvel, não deixe de considerar a necessidade inevitável de manutenção. Saiba que, em média, a despesa anual com a manutenção de um bem é da ordem de 3% do seu valor. Portanto, se você quer manter seu imóvel sempre em ordem, sem riscos, e pelo menor custo, faça uma poupança mensal da ordem de 0,25% do valor do seu imóvel (só da construção, sem o terreno) – assim você terá sempre o dinheiro necessário para fazer a manutenção assim que precisar, antes que o problema piore, e com isso o custo aumente.


>>> Leia também:

Dúvidas, Comentários, Sugestões, Críticas, Informação, Colaboração:

6 comentários:

isaias luis da costa disse...

estou entrando em contato para informar que a ponte na divisa entre são bernardo do campo e diadema localizada próximo ao ponto final do ônibus no bairro jordanópolis ,a cada dia desmorona um pouco tendo um grande risco de desabar a qualquer momento,pois o fluxo de carros é constante. se possível gostaria que algum agente da defesa civil fosse ao local dar uma olhada antes que aconteça algo mais grave.


grato
isaias

morador do bairro á 32 anos

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Agradecemos as informação e iremos vistoriar.

isaias disse...

só apareceram pra colocar alguns obstáculos e continua do mesmo jeito.

vão esperar cair de vez e morrer alguém primeiro, pra depois interditar?

grato

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Vistoriado o local em 03/03/12, constatado o risco, feito isolamento do local, e passado p/ Secretaria de Transportes e Vias Públicas p/ providências.

Anônimo disse...

Olá sou aluno do curso de edificações e estou com um projeto para a exposição na minha escola gostaria de saber se existem dados sobre a percentagem de obras irregulares e de profissionais não qualificados, se houver e se for possível visualizá-los ficarei gratos! Desde já meu obrigado!

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

A Defesa Civil de SBC não dispõe destas informações.

Sothonprint

Blog Desenvolvido Por SothonPrint Identidade Visual