Helicóptero irá monitorar área de proteção ambiental

FONTE: Diário do Grande ABC de 17/03/2012 - artigo de Natália Fernandjes


Os cerca de 294,3 quilômetros quadrados de área de proteção ambiental de São Bernardo serão monitorados com uso de helicóptero. A ação faz parte de projeto da Secretaria de Gestão Ambiental para intensificar a fiscalização do território e identificar problemas como ocupação irregular e desmatamento. O sobrevoo inaugural, com a presença do prefeito Luiz Marinho (PT), será realizado na quarta-feira, às 10h.
O monitoramento será feito uma vez por semana durante uma hora e meia e seguirá cronograma determinado pela equipe técnica da secretaria com objetivo de identificar situações que dificilmente seriam observadas por terra. Prioritariamente, será feita vistoria pela área de manancial, explica o secretário de Gestão Ambiental Giba Marson. "Nosso foco é melhorar a conservação do território", diz. Estima-se que 25% a 30% da população de São Bernardo resida em área de proteção ambiental, ou seja, aproximadamente 200 mil pessoas.
Para o projeto, foram investidos R$ 201 mil em contrato que prevê aluguel de helicóptero da empresa Helimarte pelo período de um ano. A ideia é de que, a partir das informações coletadas no sobrevoo, que preferencialmente passará a ser filmado, e realização de relatório, haja complemento da fiscalização por terra. Segundo o secretário, dois técnicos da Secretaria de Gestão Ambiental, um coletor de imagem e mais o piloto participarão de cada atividade.
O secretário diz já ter realizado sobrevoos de reconhecimento por 16 pontos do município há duas semanas. Na ocasião, foi identificada pocilga no meio da mata, na região do Riacho Grande. Segundo Marson, o proprietário da criação de porcos foi notificado e obrigado a remover seu negócio do local.
A expectativa é de que o prefeito sobrevoe, na quarta-feira, as seguintes áreas: estradas do Montanhão e da Pedra Branca, Pico Bonilha, região do bairro Baraldi, Parque Estoril e Alto da Serra, Estrada Xiboca e Estrada Velha de Mogi, região do pós-balsa, os portos de areia, a nascente do Rio Cubatão, no Parque Estadual da Serra, e a região do Grande Alvarenga.

0 comentários:

Sothonprint

Blog Desenvolvido Por SothonPrint Identidade Visual