Meu imóvel foi, ou pode ser, interditado pela Defesa Civil – o que fazer?


Um imóvel pode ser interditado pelo surgimento de evidências ou indícios de risco iminente de acidentes, novos ou por agravamento, devidos a deslizamentos de terra, alagamentos, inundações, incêndios, desabamentos, explosão, vendaval, vazamentos, colisões, deficiência estrutural, etc..

Quando a Defesa Civil interdita um imóvel é porque concluiu que é muito alto o risco de ali ocorrer algum acidente grave.

A primeira e principal coisa a fazer é retirar-se do local.

Fácil de entender, fácil de falar, fácil de escrever...!
Mas, na prática, geralmente é um grande problema.
Para onde ir? Em que condições? Com quais recursos?

Essa situação, quase sempre repentina, costuma ser bastante problemática. Às vezes, não raro, um verdadeiro drama.

O que fazer?

Se o seu imóvel (sua casa, seu escritório, etc.) foi interditado, conforme a situação e o caso, considere as opções e medidas abaixo, entre outras possíveis:
  • Hospedar-se na casa de um parente ou amigo.
  • Hospedar-se em um hotel.
  • Alugar outro imóvel.
  • Retirar-se para um “refúgio ou abrigo provisório” – solicite à Prefeitura.
  • Solicitar o “Renda-Abrigo” – em SBC.
  • Solicitar providências do responsável pela causa da interdição.
  • Recorrer à Justiça (“paga” ou gratuita).
  • Informar e acionar a Seguradora.
  • Rescindir contrato de locação.
  • Providenciar vigilância para o imóvel interditado.
  • Providenciar o necessário para a desinterdição.

Se o seu imóvel nunca foi interditado, parabéns! Lembrando que tudo envelhece, continue zelando por ele, e considere as possibilidades a seguir:


Dúvidas, Comentários, Sugestões, Críticas, Informação, Colaboração:

11 comentários:

Andréa Silva Camilo disse...

Boa tarde, gostaria de saber que providências eu posso tomar em relação à um imóvel deixado como bem pela minha mãe. O fato é que o mesmo encontrasse num estado muito precário devido a um vazamento que vem do andar de cima, já entrei com processo contra a vizinha do outro apartamento mas ela se recusa a resolver o problema, só que infelizmente são vários vazamentos e a qualquer momento o teto pode desabar sem contar que infelizmente à parte elétrica já está comprometida, como posso proceder nessa situação? por favor se puderem me ajudar agradeço profundamente, obrigado Andréa

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer (veja no Índice)

Anônimo disse...

Se uma casa foi interditada que pegou fogo o proprietário tirou o reboco que estava caindo e trocou a madeira do segundo andar ,colocou telha nova ,mas não fez nada no térreo ele pode ser denunciado?
Obrigado a quem pode me responder.

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Recomendamos contatar a Defesa Civil do seu município através do fone 199.

Gisele Magalhães disse...

Estou com grandes rachaduras em minha casa, moro com meus país e estou mto preocupada, se eu chamar a defesa civil e eles interditarem a minha casa, sou obrigada a sair? Se positivo, em quanto tempo?

LUIZ CARLOS REPRESENTANTE PEÇAS DE MALA disse...

Pago aluguel casa foi interditada, que Fasso?
casa Madeira está caindo .

Defesa Civil de São Bernardo do Campo disse...

SR. LUIZ CARLOS
Recomendamos contatar a Defesa Civil do seu município através do fone 199, para maiores esclarecimentos sobre o caso.

Daniele Alonso disse...

Tenho um imóvel financiado pelo minha casa minha vida q está a 1 ano interditado por alagamento desde a interdição não estou morando e a caixa não tomou nenhuma providências e q receber em dia uma pergunta sou obrigada a pagar condomínio mesmo assim com AP interditado sem poder mora inclusive atestado pela defesa civil como risco a vida pois se trata de área de alagamento..

coração disse...

Boa tarde! Moro de aluguel e minha casa estar com parede molhada, rachaduras e teve uns dos quartos a queda do teto.Já converse com dono ele disse que não vai tomar providências.

Silvino Silva disse...

Minha casa esta com várias rachaduras,se eu comunicar a defesa civil e ela interditar o que acontece com esta mesma casa que esta rachando, continua sendo minha para que no futuro eu possa reformá ou perco ela de uma vez?
Me respondam por favor..eu estou desesperado..mais essa duvida não me sai da cabeça.
Desde já eu agradeço, tenham um bom dia.

Defesa Civil São Bernardo do Campo disse...

Bom dia Sr. Silvino, Favor entrar em contato com a Defesa Civil de seu Município pelo fone 199, assim esclarecer suas duvidas. Obrigado

Sothonprint

Blog Desenvolvido Por SothonPrint Identidade Visual