domingo, 13 de novembro de 2016

Defesa Civil de SBC – atendimento, vistoria, como funciona


CASO MAIS COMUM:

  • Uma pessoa percebe ou entende que existe uma situação de risco.
  • A pessoa liga para a Defesa Civil, pelo fone 199: relata a situação e solicita orientação ou uma vistoria. O atendente analisa a situação, registra os dados necessários e, quando o caso requer uma vistoria, informa ou dá uma previsão de quando a mesma será feita; é fornecido um nº de protocolo do atendimento.
  • É feita a vistoria, preferencialmente com acompanhamento do solicitante: a Defesa Civil verifica a situação e, conforme o caso, orienta quanto a providências possíveis ou necessárias. Caso haja risco alto de acidente ou desastre, faz a “interdição de uso de onde for preciso. O atendimento,  a orientação ou interdição são formalizados através do Registro de Atendimento, do Auto de Orientação ou do Auto de Interdição (v. figuras abaixo).  A Defesa Civil não apura ou determina causas, soluções e responsabilidades quando isso transcende a necessidade da gestão de risco. A Defesa Civil registra todo o atendimento, através de fotografias e anotações; elabora o Relatório de Vistoria, faz encaminhamentos quando necessário, e arquiva todas informações do caso, por tempo indeterminado.
  • O solicitante, se desejar, pode receber cópia do Relatório de Vistoria, mediante solicitação formal feita na Rede Fácil*.
  • Quando feita a interdição, o munícipe deve atender os termos constantes do Auto de Interdição e, se for o caso, requerer o Renda Abrigo (acesse p/ conhecer requisitos e procedimentos).



Dúvidas, Comentários, Sugestões, Críticas, Informação, Colaboração:


AUTO DE INTERDIÇÃO (clique p/ ampliar)

AUTO DE ORIENTAÇÃO (clique p/ ampliar)

Registro de Atendimento (clique p/ ampliar)




Marcadores: , , ,

13 Comentários:

Às 9 de janeiro de 2016 14:22 , Anonymous Enio Silva disse...

Boa tarde,

Meu Vizinho fez a calha dele virada para o meu quintal, o que devo fazer?

 
Às 13 de janeiro de 2016 00:19 , Blogger Cristina disse...

Boa noite. Gostaria q me tirassem uma dúvida. Faz algumas anos meus compraram uma casa no bairro alvarenga considerado área de manancial nessa regiao ninguem tem escritura somente tem o contrato de compra e venda. Porém o iptu é cobrado e e eles pagam. Enfim, a casa fica bem no final do terreno pois no início do terreno passa um córrego onde a maioria dos vizinhos despreza o esgoto e também água de chuva passa por lá, já que não tem saneamento nas ruas. Gostaria de saber se é a prefeitura quem deve passar as canaletas de esgoto neste terreno ou se isso pode ser feito por nós mesmos sem o risco da obra ser embargada. É necessário ser feito pois temos medo de possíveis enchentes e alagamentos já que passa muita água durante as chuvas e até mesmo a terra do terreno que é acidentado está deslizando. Temo pela segurança dos meus pais. O que fazer a quem procurar por ajuda? Aguardo resposta obrigada.
Ps:ou seria o caso da visita da defesa Civil para avaliar se há algum risco para eles ali?

 
Às 13 de janeiro de 2016 16:44 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sra. Cristina,

Sugerimos formalizar sua solicitação referente a rede de esgotos dirigindo-se pessoalmente no posto da REDE FÁCIL mais próximo.

Onde solicitar:

REDE FÁCIL - CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Praça Samuel Sabatini, 50
CENTRO
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h

REDE FÁCIL - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
Av. Robert Kennedy, 3.438
ASSUNÇÃO
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h

REDE FÁCIL - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
Av. Araguaia, 265
RIACHO GRANDE
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h

REDE FÁCIL - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
Est. dos Alvarengas, 5815
ALVARENGA
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h

No tocante ao risco de deslizamento, em caso de agravamento, podendo atingir a moradia, entre em contato com a Defesa Civil através do fone 199 (telefone fixo ou "orelhão").

 
Às 13 de janeiro de 2016 16:57 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sr. Enio,

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo "Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer" (veja no Índice)

 
Às 17 de maio de 2016 13:50 , Blogger Lilian Ptazuck disse...

Boa tarde meu nome é lilian,estou com uma árvore na calçada que esta oca por dentro e já passou a altura do segundo andar da casa, estou com ofício desde agosto do ano passado, corre o risco de queda,até a presente data a única resposta que obtenho sem previsão para a retirada da mesma....pergunta o que devo fazer?

 
Às 31 de maio de 2016 11:12 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Favor entre em contato com a Prefeitura de seu Município, munido do oficio para verificar o caso, grato

 
Às 6 de julho de 2016 16:08 , Blogger marcia disse...

Boa tarde, o prédio de apto de 3 andares ao lado do prédio que moro está dando vazamento em meu prédio. O chao do prédio deles está cedendo e a água da chuva está abalando a estrutura do meu prédio. Como devo proceder???

 
Às 13 de julho de 2016 10:46 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sra. Marcia,

Recomendamos contatar a Defesa Civil do seu município.

 
Às 19 de julho de 2016 19:36 , Blogger Bianca X. disse...

Boa noite.. moro num apto que esta com infiltraçoes no teto e paredes dois banheiros.. o meu apto é em cima da garagem..e ja vejo a infiltracoes na viga que sustenta o apto...como devo proceder? Obrigada

 
Às 30 de janeiro de 2017 09:15 , Blogger Rosangela M.S.Rodrigues disse...

Moro no jardim Laura em SBC na minha rua existe uma senhora que ao meu ver está em situação de risco pois o barraco dela é de madeira em novembro passado o companheiro alcoólatra colocou fogo na moradia e foi apagado pelos vizinhos desde então a família do companheiro o levou dá moradia e está senhora reside só o barraco está desabando não tem nenhuma segurança e vive de doações de alimentos por vizinhos como estamos no tempo de chuva intensas temo pela segurança dá mesma que é cega tem um tumor no pescoço e vive só oque devo Fazer

 
Às 9 de junho de 2017 23:09 , Blogger Película de proteção solar Solfilm disse...

FIZ UM CHAMADO A DEFESA CIVIL PARA FAZER UMA VISTORIA NA OBRA DO MEU VIZINHO QUE ESTA MIM PREJUDICANDO ELES VIERAM .ME DEU O PARECER EU PASSEI PRO MEU VIZINHO E ELE ATE O MOMENTO NAO VEZ NADA ,QUERIA SABER QUAL AS PROVIDENCIAS TOMAR.ESPERO QUE VOCES MIM AJUDE.FICO NO AGUARDO

 
Às 8 de novembro de 2017 20:15 , Anonymous Anônimo disse...

Tenho um vizinho na lateral da minha casa, após eu construir perto de mudar, cheguei na minha casa e estava alagada, descobri que este vizinho furou minha parede, pedi permissão para ele para escavar o quintal dele e achar o vazamento, e verifiquei que os muros dele não tinham brocas, ele estava esperando os muros dele na minha parede, agora ele está fazendo uma obra nos fundos, ou seja paredes em cima do muro sem broca, primeiro ele não pode encostar a parede na minha é este espaço ele não pode construir e o recuo
Isto foi colocado no loteamento.
Ele vai provocar infiltracoes em minha casa, vocês podem vistoriar a obra dele e embargar.

 
Às 24 de novembro de 2017 09:05 , Blogger Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sr. Anônimo,

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo:
Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer (veja no Índice)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial