Defesa Civil de SBC – atendimento, vistoria, como funciona


CASO MAIS COMUM:
  • Uma pessoa percebe ou entende que existe uma situação de risco.
  • A pessoa liga para a Defesa Civil, pelo fone 199: relata a situação e solicita orientação ou uma vistoria. O atendente analisa a situação, registra os dados necessários e, quando o caso requer uma vistoria, informa ou dá uma previsão de quando a mesma será feita; é fornecido um nº de protocolo do atendimento.
  • É feita a vistoria, preferencialmente com acompanhamento do solicitante: a Defesa Civil verifica a situação e, conforme o caso, orienta quanto a providências possíveis ou necessárias. Caso haja risco alto de acidente ou desastre, faz a “interdição de uso de onde for preciso. O atendimento,  a orientação ou interdição são formalizados através do Registro de Atendimento, do Auto de Orientação ou do Auto de Interdição (v. figuras abaixo).  A Defesa Civil não apura ou determina causas, soluções e responsabilidades quando isso transcende a necessidade da gestão de risco. A Defesa Civil registra todo o atendimento, através de fotografias e anotações; elabora o Relatório de Vistoria, faz encaminhamentos quando necessário, e arquiva todas informações do caso, por tempo indeterminado.
  • O solicitante, se desejar, pode receber cópia do Relatório de Vistoria, mediante solicitação formal feita na Rede Fácil*.
  • Quando feita a interdição, o munícipe deve atender os termos constantes do Auto de Interdição e, se for o caso, requerer o Renda Abrigo (acesse p/ conhecer requisitos e procedimentos).



Dúvidas, Comentários, Sugestões, Críticas, Informação, Colaboração:


AUTO DE INTERDIÇÃO (clique p/ ampliar)

AUTO DE ORIENTAÇÃO (clique p/ ampliar)

Registro de Atendimento (clique p/ ampliar)




10 comentários:

Enio Silva disse...

Boa tarde,

Meu Vizinho fez a calha dele virada para o meu quintal, o que devo fazer?

Cristina disse...

Boa noite. Gostaria q me tirassem uma dúvida. Faz algumas anos meus compraram uma casa no bairro alvarenga considerado área de manancial nessa regiao ninguem tem escritura somente tem o contrato de compra e venda. Porém o iptu é cobrado e e eles pagam. Enfim, a casa fica bem no final do terreno pois no início do terreno passa um córrego onde a maioria dos vizinhos despreza o esgoto e também água de chuva passa por lá, já que não tem saneamento nas ruas. Gostaria de saber se é a prefeitura quem deve passar as canaletas de esgoto neste terreno ou se isso pode ser feito por nós mesmos sem o risco da obra ser embargada. É necessário ser feito pois temos medo de possíveis enchentes e alagamentos já que passa muita água durante as chuvas e até mesmo a terra do terreno que é acidentado está deslizando. Temo pela segurança dos meus pais. O que fazer a quem procurar por ajuda? Aguardo resposta obrigada.
Ps:ou seria o caso da visita da defesa Civil para avaliar se há algum risco para eles ali?

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sra. Cristina,

Sugerimos formalizar sua solicitação referente a rede de esgotos dirigindo-se pessoalmente no posto da REDE FÁCIL mais próximo.

Onde solicitar:

REDE FÁCIL - CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Praça Samuel Sabatini, 50
CENTRO
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h

REDE FÁCIL - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
Av. Robert Kennedy, 3.438
ASSUNÇÃO
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h

REDE FÁCIL - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
Av. Araguaia, 265
RIACHO GRANDE
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h

REDE FÁCIL - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
Est. dos Alvarengas, 5815
ALVARENGA
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h

No tocante ao risco de deslizamento, em caso de agravamento, podendo atingir a moradia, entre em contato com a Defesa Civil através do fone 199 (telefone fixo ou "orelhão").

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sr. Enio,

Recomendamos ler e seguir as orientações e indicações do artigo "Questões de Direitos de Vizinhança – e o que fazer" (veja no Índice)

Lilian Ptazuck disse...

Boa tarde meu nome é lilian,estou com uma árvore na calçada que esta oca por dentro e já passou a altura do segundo andar da casa, estou com ofício desde agosto do ano passado, corre o risco de queda,até a presente data a única resposta que obtenho sem previsão para a retirada da mesma....pergunta o que devo fazer?

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Favor entre em contato com a Prefeitura de seu Município, munido do oficio para verificar o caso, grato

marcia disse...

Boa tarde, o prédio de apto de 3 andares ao lado do prédio que moro está dando vazamento em meu prédio. O chao do prédio deles está cedendo e a água da chuva está abalando a estrutura do meu prédio. Como devo proceder???

Equipe da Defesa Civil de São Bernardo do Campo - SP disse...

Sra. Marcia,

Recomendamos contatar a Defesa Civil do seu município.

Bianca X. disse...

Boa noite.. moro num apto que esta com infiltraçoes no teto e paredes dois banheiros.. o meu apto é em cima da garagem..e ja vejo a infiltracoes na viga que sustenta o apto...como devo proceder? Obrigada

Rosangela M.S.Rodrigues disse...

Moro no jardim Laura em SBC na minha rua existe uma senhora que ao meu ver está em situação de risco pois o barraco dela é de madeira em novembro passado o companheiro alcoólatra colocou fogo na moradia e foi apagado pelos vizinhos desde então a família do companheiro o levou dá moradia e está senhora reside só o barraco está desabando não tem nenhuma segurança e vive de doações de alimentos por vizinhos como estamos no tempo de chuva intensas temo pela segurança dá mesma que é cega tem um tumor no pescoço e vive só oque devo Fazer

Sothonprint

Blog Desenvolvido Por SothonPrint Identidade Visual