Quarta edição da Operação Guarda-Chuva de SBC é encerrada sem registrar incidentes graves


A Operação Guarda-Chuva 2013/2014, que começou em 1º de dezembro, foi encerrada no último dia 15 de abril sem que nenhum incidente grave tenha sido registrado em São Bernardo do Campo. O resultado confirma o sucesso do programa que, desde seu lançamento, em 2010, não registrou nenhuma morte no município por conta dos problemas normalmente causados pelas chuvas de verão, como enchentes e deslizamentos de terra. Nesta edição, os eventos mais comuns causados pelas chuvas foram queda ou risco de queda de árvores, muros ou outdoors (142), risco de desabamento (92), infiltração (40), risco de deslizamento (35) e risco de solapamento (17). Foi o menor registro de ocorrências (420) desde o início do programa: 2009/2010 teve 2.073 registros; 2010/2011, 845; 2011/2012, 721; e 2012/2013, 778. Foram realizadas 132 interdições de imóveis, principalmente com risco de desabamento (43%), de inundação (30%) e de deslizamento (14%). A pluviometria acumulada no período foi de 596,5 milímetros.

São Bernardo, inclusive, cumpriu a meta de remoção de 63 famílias de área de risco extremo definido pela ação pactuada entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o governo do Estado. A cidade é a mais adiantada nesse tipo de retirada: desde 2009, por meio do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), a Administração retirou 1.980 famílias de áreas de risco muito alto. 

Outra importante ação da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania foi o atendimento às pessoas desalojadas. Foram distribuídos 82 colchões, 64 cobertores e 30 cartões alimentação. Não foi necessária a utilização dos abrigos municipais.

Divulgação – A Operação Guarda-Chuva foi amplamente divulgada em São Bernardo. Dez mil calendários do ano de 2014 foram confeccionados para distribuição em espaços públicos de grande movimentação de pessoas. Nele foram colocados vários procedimentos sobre como limpar calhas, o que fazer em dias de chuvas fortes e demais informações sobre o tema. Outros 50 mil folders foram impressos com os mesmos direcionamentos.

Treze reuniões com a comunidade também foram realizadas em várias regiões da cidade, com a participação mais de 200 pessoas.

Outra importante ferramenta de divulgação é o blog da Defesa Civil, atualizado diariamente. Foram quase 11 mil acessos entre dezembro e abril por meio do endereço dcsbcsp.blogspot.com.

Prevenção - A Operação Guarda-Chuva é um conjunto de ações preventivas destinadas à convivência segura, redução de riscos e prevenção a desastres relacionados às chuvas, principalmente nas áreas mais vulneráveis do município, mapeadas pelo PMRR, associado a um programa de procedimentos pré-definidos, garantindo maior rapidez e eficácia nas ações emergenciais de resposta a eventuais acidentes e pronto restabelecimento da normalidade.

Também fazem parte da prevenção a limpeza de córregos e boca de lobo, a retirada de entulhos e a varrição de vias. Foram mais de 79 mil quilômetros de ruas varridas, 25 mil toneladas de entulho retiradas, a limpeza de 787 mil metros quadrados de córregos e de cerca de 35 mil bocas de lobo.

Outra ação importante foi a realização, antes do período da operação (em novembro de 2013), de mais uma atualização do mapeamento dos setores de risco, o que proporcionou melhor monitoramento das áreas mais suscetíveis à ocorrência de eventos. 

0 comentários:

Sothonprint

Blog Desenvolvido Por SothonPrint Identidade Visual